Vida Saudável

Use Máscara de tecido e deixe os descartáveis para os profissionais da Saúde.

Handmade-Face-Mask

Em meio a atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde recomenda à população o uso de máscaras, incluindo as de tecido. Anteriormente, o uso de máscaras em pessoas saudáveis, para proteção contra o vírus, foi desaconselhado. A recomendação de usar máscaras alcançava somente profissionais de saúde e pessoas que apresentavam sintomas de gripe.

O Governo Federal ressalta que profissionais de saúde e pacientes com suspeita de coronavírus devem ter prioridade no uso de máscaras cirúrgicas e de maior proteção, como a N-95. Os especialistas destacam que higiene e distanciamento social são tão ou mais importantes, mas dizem que as máscaras são úteis principalmente para evitar que pessoas que têm o vírus o transmitam, e menos para proteger quem as usa.

O uso das máscaras de tecido, no entanto, tem sido uma saída para a população, já que as máscaras cirúrgicas estão em falta no mercado devido a grande procura nos últimos meses.

image_from_ios-1A máscara seguindo as recomendações do Ministério da Saúde

A máscara é individual e não pode ser dividida com ninguém; pode ser usada até ficar úmida – depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

Como se prevenir do coronavírus:

O vírus, ao ar livre desidrata, seca e morre: ele necessita sair do doente infectado e entrar pela boca, nariz ou olhos da vítima sadia e assim infectar mais um e causar a doença nele. Se esse vírus cair em um local exposto à luz solar (ao meio dia) morre em 2 ou 3 minutos, em tempo nublado, uns 15 minutos.

Se esse vírus sair do doente num lugar sem luz solar incidindo diretamente nele, um local sombreado como dentro de casa ou dentro de algum veículo e o vírus cair sobre papel, madeira, roupas e cabelos, ele sobrevive por até 6 horas.

Se o vírus cair sobre superfícies lisas, sombreadas e frias como vidro, mármores, azulejos, metais lisos, ele sobrevive por 12 horas. Mesmo sendo muito pequeno, o vírus, num espirro ou simplesmente uma pessoa falando, está batendo a língua no céu da boca e nos dentes e isso vai espirrando gotículas invisíveis cheias de vírus que saem da boca. Mesmo apenas a respiração do doente já é suficiente para liberar vírus no ar.

Isolamento social

A pessoa infectada pode não apresentar sintomas mas está produzindo trilhões de vírus em seu organismo e esses vírus saem pela respiração dela. Para manter o cuidado, siga essas dicas de como se prevenir!

  • Higiene correta: ao usar um transporte público, Uber ou estiver trabalhando, não passar os dedos nos olhos, na boca e nem no nariz. Ao chegar em casa, não tocar em nada e nem em ninguém antes de lavar as mãos.
  • Retire a roupa que usou e pendure num local de pouco movimento e deixe a roupa lá por no mínimo 8 horas. Lembre que sobre a roupa os vírus ficam vivos por 6 horas ,você pendura as roupas à noite e de manhã eles estarão mortos, assim você poderá usar a roupa novamente.
  • Lave os cabelos: o vírus é altamente sensível ao ph básico do sabão, sabonete, detergente; o shampoo não é muito eficiente ph quase neutro, use sabonete nos cabelos, é melhor.
  • Ao tocar maçanetas, torneiras ou qualquer superfície lisa onde outras pessoas tocaram antes, não toque seus olhos, nariz nem boca. Lave as mãos o quanto antes. Não toque sua máscara com as mãos, somente para descartá-la.
  • Evite coçar o nariz mesmo se estiver com a máscara. Lave as mãos e descarte-a, quando necessário.
  • Se possível durmam em cômodos diferentes da casa.
  • Desinfetantes: o vírus é altamente vulnerável a qualquer desinfetante, água sanitária, , pinho sol e, com destaque o álcool etílico porque esse pode ser aplicado sobre a pele mas os outros não.
  • As autoridades recomendam para a  população o uso do álcool gel 70%.
  • Use máscara todas as vezes que sair de casa, ou se for chegar perto de alguém. Evite tocar sua máscara com as mãos. O ideal é trocá-la após 2 horas de uso.

Adquira suas máscaras de tecido com a gente, na R&A Uniformes!

Estamos atendendo no WhatsApp:  (11) 98268-1041

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s