Curiosidades, Parceiros

Paixão mundial: Chocolate em nossas vidas

Quem não gosta de um “chocolatinho”, não é mesmo?! Para nós, brasileiros, o chocolate é uma sobremesa/Guloseima comum, que levou a criação de vários outros doces maravilhosos, mas será que sabemos as origens dessa iguaria? É sobre isso que falaremos hoje!

O chocolate, por definição, é um alimento feito a base da amêndoa fermentada e torrada do Cacau. Consumido em todo o mundo, o Brasil é o principal produtor e exportador de cacau na América latina, e um dos principais do mundo, ao lado de Costa do Marfim, Gana e Equador. Regiões como o sul da Bahia e o Espírito Santo são ideias para cultivo do fruto, que depende de condições específicas de clima e solo para se desenvolver.

cacau bahia

Os primeiros relatos de produção de chocolate como conhecemos data de 1500 A.C., e eram consumidos pelas civilizações Olmeca, Maia e Inca; povos que habitavam a região onde hoje se situam o México e a Guatemala. Para esses povos, o chocolate era sagrado e era consumido em forma de bebida, com mel e especiarias, em rituais e cerimonias dedicadas aos Deuses.

chocolate4

Muitos séculos depois, o chocolate começa a ganhar o mundo com a ajuda dos colonizadores espanhóis, que levavam a iguaria das Américas. No início, era considerado um alimento especial, por seus valores nutricionais; e somente sacerdotes, mulheres e nobres o consumiam em ritos da igreja católica. Além disso, as sementes de cacau eram tidas como moeda de troca pelos espanhóis, que trocavam as favas do fruto por animais, comida e até escravos. Até então, o chocolate era uma bebida doce artesanal e exclusiva, feita em pequena escala.

chocolate7.jpg

Por volta de 1700, as casas de chocolate concorriam com as casas de café em Londres, já sendo um produto mais acessível para o público. O chocolate era, até este ponto uma bebida, e era vendido em pó, para ser misturado e tomado. Foi só em 1870, quando os amigos Suíços Daniel Peter e Henri Nestlé (Sim, esse Nestlé que você está pensando) resolveram adicionar o leite à mistura da bebida e fabricar em barras, que nasceu o nosso conhecido e amado chocolate.

No Brasil, a primeira fábrica de chocolate  a ser aberta foi a Neugebauer, que se instalou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1891, e faz chocolates de ótima qualidade até hoje. Vinte e um anos depois, o suíço Achilles Izella começou outra empreitada nacional, a Lacta. Depois veio a Kopenhagen em 1928, a Garoto em 1929 e, em 1959, a suíça Nestlé começou a fabricar chocolates em terras tupiniquins.

chocolate8.jpg

Daí em diante, essa forma foi sendo difundida e se tornou a mais consumida ao redor do mundo, com diversas variações da mesma forma de barra, como os amargos, brancos, crocantes, com pedaços de frutas, recheados, todos sendo sempre comercializados em forma de barra.

Outras variações, como os ovos de páscoa, brigadeiros, trufas e outros quitutes foram inventados, todos com base no nosso tradicional chocolate, que continua movendo multidões e criando apaixonados todos os dias. Paixão essa, que leva milhões de pessoas a entrarem no seguimento de confeitaria, e que cresce anualmente.

chocolate9.jpeg

Para ter acesso a mais informações sobre produtos, dicas de empreendedorismos, palestras e cursos sobre a arte de fazer chocolate, visite a Expo Brasil Chocolate, que será realizada nos dias 02,03 e 04 de Setembro, no shopping Frei Caneca, em São Paulo. Os ingressos para visitar a feira parte de R$15,00; e os cursos, a partir R$40,00.

expo-brasil-chocolate-2018.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s