Curiosidades, Dólmãs, Parceiros, Receitas, Talentos

Pizza, a paixão mundial: Curiosidades e Recordes sobre Pizzas mundo a fora

Quem nunca ouviu a frase “no final acaba em pizza”? A popularidade desse prato mundial é enorme, e desperta paixões imediatamente por onde passa. As receitas variam por todo o canto, de lugar pra lugar; e chegam a ter sabores exóticos, como “Strogonoff”, “carne louca” e até mesmo de “Hot Dog”. Seja ela com nomes de pessoas, com combinações extravagantes ou as tradicionais “Meia Mussarela – meia Calabresa”, o Brasil e o mundo amam pizza.

Confira baixo algumas curiosidades sobre a redonda, e de quebra, confira o processo de criação da maior pizza do Brasil, recorde quebrado pelo nosso amigo e parceiro Chef Pizzaiolo Guilherme Branzani.

 

Ranking de Consumo:

 

super_imggrafico-pizza

O Brasil tem 2 das 5 maiores cidades consumidoras de pizza do mundo: São paulo e Rio de Janeiro. As duas metrópoles Brasileiras só ficam atrás da gigante Nova York (E.U.A.), que também detém outros recordes relacionados a pizza. O sabor Favorito dos nossos colegas Ianques é o famoso Pepperoni, um salame seco e apimentado, acompanhado de bastante queijo; enquanto no brasil, o sabor mais pedido é a Calabresa, que é servida com rodelas de cebola, mas sem queijo.

 

A maior Pizza do Mundo:

Apesar de parecer óbvio, o recorde de maior pizza do mundo pertence aos italianos, que quebraram o recorde anterior, estabelecido na África do Sul, com impressionantes 37,4 metros de diâmetro. Nossos companheiros italianos fizeram a façanha de montar uma pizza com 40 metros de diâmetro. A pizza foi batizada de “Ottavia” e levou 48 horas para ser confeccionada. E isso nem é o mais impressionante; confira a lista de ingredientes utilizados:

maior-pizza-do-mundo

  • 8.981 mil quilos de farinha (sem glúten!);
  • 4.536 quilos de molho de tomate;
  • 3.991 quilos de mozzarella;
  • 675 quilos de margarina;
  • 250 quilos de sal;
  • 100 quilos de alface;
  • 25 quilos de vinagre.

 

Origem da Pizza:

marg

Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi inventada na Itália. Alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. As primeiras pizzas como conhecemos, foram criadas em Nápoles (Itália), a pedido da Rainha Margheritta. A invenção foi decorada com as cores da bandeira italiana, com tomate, queijo mozzarela e folhas de Manjericão. Até hoje a pizza marguerita é consumida ao redor do mundo, quase do mesmo jeito como foi criada. a maior diferença se dá pela forma de come-la: Originalmente, a pizza Napolitana era feita para ser comida individualmente, com as mãos.

 

Acabar em pizza:

“Acabar em pizza”. Você sabe de onde vem a expressão usada quando alguém quer dizer que algo não vai dar em nada? De acordo com o livro O Guia dos Curiosos, ela surgiu na década de 50, no clube de futebol Palmeiras. Após grande discussão durante uma reunião, os diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria.

 

Recorde de quantidade de pizzas comidas:

O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

 

Pizza mais cara do Mundo:

Nino-Bellisima-pizzas-mais-caras-do-mundoA pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1.000 dólares, um valor difícil de engolir.

 

 

 

A Maior Pizza do Brasil:

braanEm ação conjunta entre a rede Bandeirantes de televisão, a rede de hipermercados Carrefour e nosso Amigo e parceiro Guilherme Branzani, um novo recorde foi estabelecido: a maior pizza do Brasil. Guilherme, que é Chef pizzaiolo e dá aulas e cursos sobre pizzas, foi o convidado a realizar a façanha, que foi feita na última quarta-feira (18/04) em rede nacional, no programa “melhor da Tarde” da Band. A apresentadora do programa, Cátia Fonseca, colaborou na montagem da pizza, que tem 3,36 metros de diâmetro, e que mobilizou uma mega estrutura para quebrar o recorde. Mais de quarenta profissionais foram mobilizados para a organização do feito; e Quarenta e dois quilos de mussarela foram utilizados, o que equivale a aproximadamente 800 pedaços de uma pizza normal. Uma curiosidade: para a finalização e montagem, um guindaste foi usado para elevar Cátia e Branzani, para que eles alcançassem todos os cantos da pizza.

Confira abaixo, o resultado da pizza, já finalizada:

melhor-da-tarde-faz-algo-inusitado-e-quebra-recorde-de-maior-pizza-do-brasil-ao-vivo.png

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s