Quem nunca ouviu a frase “no final acaba em pizza”? A popularidade desse prato mundial é enorme, e desperta paixões imediatamente por onde passa. As receitas variam por todo o canto, de lugar pra lugar; e chegam a ter sabores exóticos, como “Strogonoff”, “carne louca” e até mesmo de “Hot Dog”. Seja ela com nomes de pessoas, com combinações extravagantes ou as tradicionais “Meia Mussarela – meia Calabresa”, o Brasil e o mundo amam pizza.
Confira baixo algumas curiosidades sobre a redonda, e de quebra, confira o processo de criação da maior pizza do Brasil, recorde quebrado pelo nosso amigo e parceiro Chef Pizzaiolo Guilherme Branzani.
Ranking de Consumo:
O Brasil tem 2 das 5 maiores cidades consumidoras de pizza do mundo: São paulo e Rio de Janeiro. As duas metrópoles Brasileiras só ficam atrás da gigante Nova York (E.U.A.), que também detém outros recordes relacionados a pizza. O sabor Favorito dos nossos colegas Ianques é o famoso Pepperoni, um salame seco e apimentado, acompanhado de bastante queijo; enquanto no brasil, o sabor mais pedido é a Calabresa, que é servida com rodelas de cebola, mas sem queijo.
A maior Pizza do Mundo:
Apesar de parecer óbvio, o recorde de maior pizza do mundo pertence aos italianos, que quebraram o recorde anterior, estabelecido na África do Sul, com impressionantes 37,4 metros de diâmetro. Nossos companheiros italianos fizeram a façanha de montar uma pizza com 40 metros de diâmetro. A pizza foi batizada de “Ottavia” e levou 48 horas para ser confeccionada. E isso nem é o mais impressionante; confira a lista de ingredientes utilizados:
- 8.981 mil quilos de farinha (sem glúten!);
- 4.536 quilos de molho de tomate;
- 3.991 quilos de mozzarella;
- 675 quilos de margarina;
- 250 quilos de sal;
- 100 quilos de alface;
- 25 quilos de vinagre.
Origem da Pizza:
Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi inventada na Itália. Alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. As primeiras pizzas como conhecemos, foram criadas em Nápoles (Itália), a pedido da Rainha Margheritta. A invenção foi decorada com as cores da bandeira italiana, com tomate, queijo mozzarela e folhas de Manjericão. Até hoje a pizza marguerita é consumida ao redor do mundo, quase do mesmo jeito como foi criada. a maior diferença se dá pela forma de come-la: Originalmente, a pizza Napolitana era feita para ser comida individualmente, com as mãos.
Acabar em pizza:
“Acabar em pizza”. Você sabe de onde vem a expressão usada quando alguém quer dizer que algo não vai dar em nada? De acordo com o livro O Guia dos Curiosos, ela surgiu na década de 50, no clube de futebol Palmeiras. Após grande discussão durante uma reunião, os diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria.
Recorde de quantidade de pizzas comidas:
O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.
Pizza mais cara do Mundo:
A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. Preço: 1.000 dólares, um valor difícil de engolir.
A Maior Pizza do Brasil:
Em ação conjunta entre a rede Bandeirantes de televisão, a rede de hipermercados Carrefour e nosso Amigo e parceiro Guilherme Branzani, um novo recorde foi estabelecido: a maior pizza do Brasil. Guilherme, que é Chef pizzaiolo e dá aulas e cursos sobre pizzas, foi o convidado a realizar a façanha, que foi feita na última quarta-feira (18/04) em rede nacional, no programa “melhor da Tarde” da Band. A apresentadora do programa, Cátia Fonseca, colaborou na montagem da pizza, que tem 3,36 metros de diâmetro, e que mobilizou uma mega estrutura para quebrar o recorde. Mais de quarenta profissionais foram mobilizados para a organização do feito; e Quarenta e dois quilos de mussarela foram utilizados, o que equivale a aproximadamente 800 pedaços de uma pizza normal. Uma curiosidade: para a finalização e montagem, um guindaste foi usado para elevar Cátia e Branzani, para que eles alcançassem todos os cantos da pizza.
Confira abaixo, o resultado da pizza, já finalizada: